quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Fecundação

O espermatozóide deve chegar ao óvulo impulsionado pela movimentação do seu flagelo. Em seguida ocorre a fecundação, ou seja, a fusão dos dois núcleos celulares formando um novo núcleo, o zigoto. Então o corpo do ser será formado a partir deste zigoto.

TIPOS DE FECUNDAÇÃO

Autofecundação

A autofecundação, às vezes, é dificultada em hermafroditas por causa da natureza, fazendo com que não ocorra o amadurecimento deles na mesma época ou que não haja comunicação entre os dois sistemas reprodutores. Alguns seres que ocorre o processo da autofecundação são nas tênias ou solitárias. Não existe uma recombinação genética neste tipo de fecundação, pois representam a genética de um único indivíduo.



Fecundação externa

O processo da fecundação externa normalmente acontece no ambiente aquático. E para que possa acontecer as fêmeas eliminam seus óvulos na água e os machos fertilizam-nas. Neste tipo de fecundação tanto o macho quanto a fêmea contribuem com uma grande quantidade de gametas, pois muitos dos indivíduos formados não chegam à idade adulta para enfim se reproduzirem, pois muitos deles se tornam alimento de predadores.



Fecundação interna

A fecundação interna ocorre dentro do organismo materno, como por exemplo nas aves, mamíferos, répteis, entre outros animais. Nesta fecundação, apenas o macho contribui com a grande quantidade de gametas que são ejaculados na fêmea que contribui apenas com um pequeno numero de óvulos. A fecundação interna tem mais chances de fecundação do que na externa, pois ocorre dentro do organismo feminino e os embriões formados estarem protegidos.

Nenhum comentário: